Meriva oscilando Marcha-lenta

Profissionais da Reparação Automotiva Leve

Meriva oscilando Marcha-lenta

Mensagempor » 29 Abr 2010, 22:36

Saudações companheiros de profissão. Meu nome é Claudio e como mecânico tenho me esforçado pra entender o maximo possível sobre injeção e toda eletronica que interfere no funcionamento do motor e que é nossa profissão corrigir, tenho tido bons acertos, mas também muitas horas de trabalho em cima de problemas simples. Estou aqui para colaborar e pedir ajuda, porquê juntos somos mais criativos e inteligentes. Tenho neste momento na oficina uma Meriva 1.8 gasolina, que deu um trabalhão na concessionaria. Eles retificaram o motor e colocaram a bomba de oleo da Meriva Flex, que tem uma diferença na posição do sensor de rotação, ela acabou funcionando com o ponto adiantado e derreteu um pistão. Trouxeram aqui na oficina e consegui identificar a causa, eles corrigiram e depois disto ela funciona bem, mas em marcha-lenta ela sobe a rotação para 1500 as vezes chega a 2000 rpm, eles não encontraram nada de errado e agora ela esta comigo novamente. As leituras com scanner estão dentro dos parametros, pressão de combustivel, limpei todos os conectores e aterramentos, o estranho é que o proprietário notou que quando ela acelera, se ligar o desembaçador do vidro traseiro ela normaliza a rotação. Quando desliga sobe novamente. Faz fiz o reset do sistema ela liga e fica normal. Poucos minutos depois começa oscilar a rpm.
Se alguém tiver uma sugestão ou tenha vivenciado algo similar aceito todas as dicas e sugestões.
Obrigado.

Data de registro: 29 Abr 2010, 00:24
  • MSNM/WLM

Re: Meriva oscilando Marcha-lenta

Mensagempor » 30 Abr 2010, 08:52

Com certeza Proauto, aqui é um dos espaços que vc obterá sugestões e posso te garantir que o nosso plantel de colaboradores é fantástico, seja bem vindo e fique á vontade pois a casa é sua. bv

Sobre a Meriva, ela não tem o corpo eletrônico? se for o modelo antigo igual a Zafira, coloque um outro TPS para teste.
Outra coisa que vc pode fazer é monitorar a linha de 5v que alimenta vários sensores, procure o crimp e faça uma limpeza e coloque solda fria.
Dê uma atenção especial em aterramentos pois o sintoma que vc descreve tem tudo pra ser mal contato ou cabos desligados e a corrente negativa percorre outras vias e inclusive sensores.

Data de registro: 22 Ago 2009, 20:22
  • MSNM/WLM
  • YIM

Mensagempor » 30 Abr 2010, 10:22

bv

Data de registro: 25 Ago 2009, 14:42
  • MSNM/WLM

Mensagempor » 30 Abr 2010, 23:42

Olá proauto , confere o sinal do tps em marcha lenta, ou se não está com o batente da borboleta alterado. Faça as verificaçoes que o Walter citou tb.

Data de registro: 27 Ago 2009, 23:38
  • MSNM/WLM

Mensagempor » 03 Ago 2010, 03:38

Olá boa noite,

Eu tenho um Astra 2001 / motor 1.8 GL, e creiu que estava com o mesmo problema. Vou explicar melhor como acontecia com o meu e como resolvi o problema (pelo menos por enquanto).

Lá estava eu pronto para trocar todos estes iténs que voce mencionou quando na auto peças encontrei com um mecânico. Eu disse que já tinha passado o scanner e não tinha acusado nenhum problema. Então ele me disse para trocar o "atuador da marcha lenta" que era quase certeza que resolveria o problema, pois este tipo de problema é muito comúm em Astra. (derrepente é muito comúm em GM né,rs)
Bem ele disse que era só eu trocar e pronto, mais teria que ser a peça original da Boch igual a minha, pois qualquer outra iria ser jogar dinheiro fora e o problema continuaria...

Porém quando o cara da auto peças me falou o preço R$ 280,00 eu resolvi voltar para a casa e tentar solicionar o problema da minha antes de trocar na incerteza de resolver o meu problema que é: As vezes o carro falhar na lenta como se estivesse muito desacelerado, as vezes quando eu parava para estacionar dava uma falhada, e até chegou a morrer quando eu estava parado no semaforo algúmas vezes...

*A Solução*
Tirei o atuador do carro (com ele desligado) São 3 parafusos do tipo Torky. E despluguei o fio puxando. Então com a o atuador na minha mão empurrei as laterais com a chave de fenda e abri ele. Joquei um limpador de terminais, e depois coloquei vasilina em pasta em todas as engrenagens. Fechei e coloquei ele devolta no carro. Comigo funcionou perfeitamente e estou feliz por ter resolvido o problema e ainda ter economizado um $$$. Ah e se o problema voltar, agora sim posso trocar a peça sabendo que é ela mesmo. Espero ter ajudado. Qualquer coisa meu e-mail é: carlostde@ig.com.br

Abraços

Data de registro: 21 Jul 2010, 13:57

Mensagempor » 26 Ago 2010, 17:12

Provavel Mal Contato nos aterramentos do Modulo ou Do Motor. Verifique Tbm se a Sonda Lambda pelo scanner, veja se nao esta travando. Se necessario a substituicao, Utilize apenas a original GM, Outras nao adiantarao.

Data de registro: 26 Ago 2010, 17:03

Mensagempor » 26 Ago 2010, 17:58

Amigo,pelo seu relato em relação ao ligar o desembassador a marcha lenta anormaliza,procure monitorar a tensão da bateria se não está tendo picos de tensão e se no momento da partida não cai pra menos de 9 volts, monitore também a alimentação da central bem junto dos conectores.Uma experiência interessante que tive com um Uno fire com ar condicionado era que do nada ele acelerava à 1500 rpm e permanecia assim,quando desligava e ligava anormalizava e com poucos minutos acelerava de novo.Depois de uma grande jornada de testes e verificações incluindo trocas provisórias de componentes não consegui achar o defeito.Sendo assim mandei pra concessionária e no dia seguinte o cliente veio até mim informando qual era o defeito: "sensor de pressão do ar condicionado"!Passei 05 dias nesse carro onde até o chicote de toda injeção eu abri pra examinar e nada encontrei.Nesse caso o sensor do ar estava gerando ruído eletrônico pra central fazendo com que o tps marcasse um valor de tensão como se estivesse acelerando.Talvez seu caso pode ser até isso,tem defeito que está onde menos esperamos.Outra experiência também que tive foi com um Celta 2002,o sensor de pressão do ar estava com defeito e deixava a marcha lenta irregular e o pior de tudo é que no scanner não acusava nada disso.Mas talvez pode ser somente o corpo com problema se esse for eletrônico.

Data de registro: 11 Mar 2010, 16:41
---------

Retornar para Área Técnica - Veículos Leves